domingo, 20 de fevereiro de 2011

O fim.

Não, esse não é o fim do blog! xD

Bom, para quem acompanhou todo esse processo, durante um mês, do Sistema de Seleção Unificada, esse processo está chegando ao seu fim. Será dado o veredicto: Ser convocado ou não? Cursar UFC ou não? Eis as questões que serão respondidas nesta semana e na próxima.

Se você declarou interesse por vaga, dia 21 o SiSU divulgará quantas vagas vai sobrar e se você foi convocado ou não. Daí, a UFC fará reuniões pelas quais serão realizadas as chamadas nominais. Para essas reuniões, será convocado um número limitado de pessoas. Dentro desse grupo, haverá as pessoas convocadas pelo SiSU para fazer a matrícula e haverá pessoas que não foram convocadas, logo, se você não passou, compareça, de qualquer forma, a reunião. Porque? Caso um dos convocados faltar, sua vaga será perdida e a lista rodará, ou seja, passa para o próximo.

Como funciona a chamada nominal?
Iremos simular, neste momento, um SiSU do blog. Temos aqui 10 pessoas que ficaram na lista de espera do curso de bloglogia e estão listados de acordo com a sua classificação (nome ficticios):
1° Pedro
2° Maria
3° Paulo
4° Katiane
5° Júlio
6° Eliana
7° Márcio
8° Aline
9° Victor
10° Lúcia
O SiSU informou, no dia 21, que sobrou 5 vagas em bloglogia para o pessoal da lista de espera. Logo, Pedro, Maria, Paulo, Katiane e Júlio foram convocados e terão para a reunião no dia 23, às 9 horas, na PROGRAD (localizada embaixo da biblioteca central) para realizarem sua matrícula. Porém, os 10 da lista irão comparecer na PROGRAD porque se trata de chamada nominal. Você irá entender porque a seguir.
Dia 23, 9 horas da manhã. A chamada nominal começa da seguinte forma: A mulher da PROGRAD irá gritar o nome dos candidatos de acordo com a ordem de classificação. Logo, ela começa chamando Pedro (1°) para fazer matrícula. Ele faz a matrícula e pronto, aluno da UFC em bloglogia. Depois de encerrado sua matrícula, Maria (2°) será chamada, mas ela faltou. Então a lista roda e não será mais chamado até o 5°, e sim até o 6°. Com outras palavras: Como Maria faltou, ela perdeu sua vaga, entregando-a para uma pessoa que não foi aprovada inicialmente, ou seja, entregou a vaga para Eliana.
Assim, está provado que é de suma importância que você compareça a chamada nominal, mesmo que você esteja fora das vagas.

Transferindo pra vida real: Dia 21 você vai descobrir quantas vagas sobrou e verá o dia da reunião do seu curso na PROGRAD (dia e horário das reuniões neste link: http://www.prograd.ufc.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=545&tmpl=component&format=raw&Itemid=71).
No dia e horário da sua reunião, a mulher fará chamada nominal da forma que foi demonstrada na historinha (O que deu na minha cabeça pra inventar o curso bloglogia? xD). Verifique, no link, o horário certo do seu curso, pois tem reuniões em vários dias e não são os mesmos cursos. Se faltar, perdeu a vaga.

Bom, e aqui desejo boa sorte a todos e que consigam sua vaga. Também estou na lista de espera e dia 23 estarei na chamada nominal do meu curso, às 9 horas.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Simulados escolares: Como aproveitá-los ao máximo

Muitas escolas particulares (e algumas públicas) estão realizando, nessas últimas semanas, simulados do ENEM. Provas com 90 questões selecionadas no estilo ENEM, dividida em dois dias, sendo no segundo uma redação adicionada a prova objetiva.
Os simulados são de fundamental importância nos seus estudos. Isso porque ele define quais as suas dificuldades, quais as suas facilidades, regulariza questões emocionais, dentre outras ajudas que o simulado oferece.
Aqui segue algumas dicas para você potencializar os efeitos que o simulado pode lhe ajudar nos estudos ao longo do ano:
1. Questões. Muitos simulados elaborados pelas escolas colocam questões relacionadas com os assuntos das aulas ministradas anteriormente. Por exemplo, se o assunto for segunda guerra mundial, pode ser que o simulado cobre questões de outros assuntos, mas vai dar ênfase no que foi dado. Isso tem suas vatangens como ajudar a fixar a matéria. Porém, a desvantagem seria pegar um assunto que você não tem muito domínio, podendo perder questões com isso.
Diante desse fato, você tem que tirar proveito disso. Verifique quais as questões que você errou para estudar o assunto que você falhou. Verifique os erros por besteira para praticar mais o assunto que você errou, pois erro por besteira, algumas vezes, é falta de prática nas questões de determinado assunto (digo às vezes porque tem erro por besteira que faltou só leitura mesmo). Exemplo do erro por besteira por falta de prática: Você sabe que logx (na base 2)= 3, logo x=8, né?Mas muitas vezes, por falta de prática nos exercícios de log, você erra sem querer e marca resposta 3, fazendo direto e esquecendo da propriedade de passar a base 2 para o outro lado, ficando 2³,sendo a resposta real 8. Digo isso porque já errei besteiras assim, como essa, e já vi casos assim.
2.Número de questões. "Quero medicina. Fiz 60 questões. Tô fudido". Já ouvi comentários como esse e digo que você não pode acreditar no que um simulado 'disse'. Como assim? Você não pode acreditar que, uma vez lascado no simulado, sempre vai se lascar neles. Provas podem medir a inteligência de um aluno, mas não medem com precisão. Isso porque durante a prova há outros fatores. Não é só sentar, fazer a prova, marcar o gabarito, entregar pro fiscal e acabou. A influência de outros fatores na prova irei comentar em outro tópico, mas o importante a destacar aqui é que você deve ter outros pensamentos se não fizer um número de questões alto, como melhorar essa nota pensando no que errou, no que lhe atrapalhou.
Faça gráficos ou faça registros (seja em papel ou mentalmente) com as suas notas, e observe formas de aumentar o número de questões. LEMBRE-SE: Número de questões não define aprovação total ou reprovação no vestibular, principalmente no ENEM: O mais importante é a redação! Ela é responsável por diferenciar os alunos na hora da seleção, de fato.
3. Preocupe-se com seu crescimento pessoal como aluno. "No primeiro simulado fiz 65. No segundo fiz 68. No terceiro fiz 71, ..." No ENEM você faz 80! Calma, não se empolgue assim não, não é porque tá aumentando que 80 já está garantindo. Não estou desestimulando ninguém, pelo contrário, quero alertar que, se você está progredindo, você não pode diminuir o ritmo de estudo ou descançar e confiar demais na sorte. Você deve continuar se esforçando para cada vez mais melhorar essa nota. "Ahhh, mas 80 tá bom demais", mas olha que legal, num seria melhor 85? Tenha ambição, você está concorrendo a uma vaga na universidade, e obviamente que seus concorrentes estão ambiciosos, e você não deve agir diferente. Além disso, com boa pontuação, você está prevenido contra qualquer escorregão, seja na redação ou em outra prova.
Outro detalhe importante a ser verificado neste tópico é: Comparação de nota. "Fulano fez 86. Eu fiz 80. Desisto, não dá pra mim". Calma. Comparações devem ser feitas a fim de verificar o desempenho dos seus amigos, e um alerta para você melhorar suas notas. Mas antes de tudo: Preocupe-se com a suas notas melhorando! Fulano pode dizer que fez mais que você, mas pode ter outros fatores, como fulano não estar sobre pressão como no vestibular real. Então preocupe-se com sua nota e em como melhorá-la.
4. O nome da prova é SIMULADO! Não é porque a prova não é a real que você vai deixar passar "uns minutinhos" depois de ter acabado o tempo, ou fazer merda na redação porque é o tema que você não gosta. Numa prova, você deve estar preparado para tudo, evitando surpresas desagradáveis. Lá na real, você estará sobre pressão, e com o objetivo de evitar tomar atitudes desesperadas e ruins, treine!
"PUTZ! Eu peguei uma redação ruim!" - Pense em como você trata redações com temas ruins. Treine desde já o que fazer.
"GABARITO INVERTIDO!" Claro que você não vai pedir a escola que inverta o gabarito pra você saber o que fazer. O detalhe aqui é treinar a ansiedade, controlar as emoções, evitar se desesperar. Assim, treinando isso ao longo do ano, você sabe o que fazer na prova. "Vou aguardar uma resposta, chamar o fiscal, pedir pra chamar o coordenador e relatar o problema."
5. "We only got 4 minutes to save the world". Tempo acabando, e agora? Não se desespere. Busque as questões que você sabe fazer, mesmo que leve um tempo. Lembre-se que o objetivo do vestibular é fazer o maior número de questões possíveis. Então você não vai ficar preso numa questão difícil. Vá para as fáceis ou as que você já tem ideias de como resolver.
Treinar formas de ganhar tempo é essencial. "Se eu fizer isso, eu ganho tempo?" Se perder, você não vai suicidar, é um simulado, e na próxima você não faz isso. O que você não pode fazer em simulados é não tratá-lo como simulado, mas testar alternativas e jogadas é possível, tente! Vale a pena arriscar algumas loucuras no simulado. Se a loucura der certo, você adota para as próximas provas. =D
Por isso, desde já, busque alternativas de ganhar tempo, testando formas de fazer prova. Lembre-se que na prova oficial, estar sobre pressão pode fazer perder tempo, daí você deve buscar essas alternativas.
6. Quem pratica, está preparado. Entenda: Simulados escolares NÃO SÃO SUFICIENTES. Se você for no Google, verá tantos simulados, provas anteriores, questões. Todo fim de semana, reserve um tempo para fazer uma prova. Você ganha experiências. "Ahh, mas eu não vou tentar fuvest, unicamp, etc", mas faça a prova. Quanto mais questões você fizer, melhor. Muitos vestibulares copiam o modelo ou o contexto ou até a própria questão de outros vestibulares, muitas vezes até porque os professores dessas universidades se conhecem e adaptaram as questões. Só pra você ter uma ideia, a questão de física do último ENEM (realizado em 2010) sobre o índice de refração negativo é adaptado do vestibular da Unicamp de física, realizado no início do ano de 2010.
Dica: A prova da Unicamp contém questões bem estilo ENEM. O nível é um pouco mais alto, mas vale a pena fazer as questões, justamente por questão de adaptar para outro vestibular.


Bom pessoal, essas são as dicas. Espero ter ajudado e dado dicas interessantes que ajudem na sua aprovação. Boa prova e até mais! =)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Lista de espera: Vale a pena esperar?

Hoje é o último dia da declaração de lista de espera nas universidades federais que adotaram o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os estudantes informam se querem a vaga e passam a ficar nos classificáveis esperando ser chamado pela universidade, tal que o SiSU não será mais necessário utilizá-lo. Mas a grande pergunta é: Vale a pena esperar?

Para muitos, a resposta pode estar na ponta da língua. Muitas pessoas que estão entre os 10 primeiros classificáveis crêem que vale a pena esse esforço. Já outros com classificação depois de 40 começaram a perder as esperanças. Mas será que devemos seguir a risca esses pensamentos? Será que o rumo dessa história pode mudar? Há motivos inválidos para não se inscrever na lista de espera?

Acredite, amigo. Se você está em 300°, vale a pena declarar interesse por vaga. Muitas pessoas entrarão em desespero, achando que não dá para entrar no curso por estar distante das vagas e nem declaram interesse por vaga. Alguns já perderam a esperança, nem pensam mais no SiSU, já fizeram matrícula no cursinho. O que acontecerá, daqui pra frente, serão saltos gigantesco de muitos estudantes na colocação, o que pode colocá-lo próximo do número de vagas e fazê-lo conquistar a tão sonhada vaga.

Para você que acha que não vale mais a pena, mesmo com colocação boa, porque perdeu muita aula, tire isso da cabeça. Você não perdeu nenhuma aula, e se tiver perdido, é pouco. Essa primeira semana foi de muitos trotes, explicação dos professores com relação a nota, informações da universidade, mas isso pode ser obtido com um colega ou com a coordenação. A matéria que você perdeu, pegue o caderno de um colega. A UFC tem conhecimento de alunos perdendo aula e está na tentativa de fazer com que esses alunos não sejam prejudicados, e isso é informação dos próprios funcionários da universidade. Converse com um professor que você perdeu aula, converse com a coordenação e curta a vida de universitário!
Para você não se preocupar muito, faça o seguinte: Converse com a coordenação explicando sua situação, dizendo que você está próximo das vagas, e peça pra assistir algumas aulas como ouvinte até você ser chamado. Lembre-se que a UFC não tem catracas de acesso, garantindo-lhe direito de assistir aula (com a permissão do professor, nunca se esqueça disso).

Nada melhor do que cursar a universidade e o que você quer. Não perca as esperanças. Vale a pena declarar interesse por vaga. Quem sabe boas surpresas virão!

Boa sorte no vestibular!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Notas de Corte UFC e IFCE - Funcionamento do SiSU

Nota de corte durante o período de inscrições do SiSU, do dia 16/01 ao dia 20/01.
Agradecimentos a Nelly Silvéiro da Rocha por obter os dados a seguir.

Confirmação na lista de espera do SiSU até quinta-feira

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC orienta os candidatos do SiSU sobre a necessidade de explicitar, até quinta-feira (17), sua intenção em participar da lista de espera no próprio SiSU, a fim de concorrer a uma vaga em chamada a se realizar a partir do dia 21 de fevereiro.

A manifestação de interesse deve ser feita através do Boletim Individual do candidato no SiSU (sisualuno.mec.gov.br).

A Prograd divulgará, ainda esta semana, em seu site (www.prograd.ufc.br), um edital com o cronograma das chamadas relativas a cada curso. Os candidatos deverão comparecer ao Campus do Pici em data e hora reservada ao curso onde que se encontra em lista de espera. Haverá chamada nominal, nos moldes das antigas chamadas de classificáveis.

A Prograd ainda informa que o candidato que não foi classificado em nenhuma das chamadas do SiSU pode participar das duas listas de espera dos cursos aos quais se inscreveu. Se for classificado apenas na segunda opção, tendo ou não se matriculado, poderá participar da lista de espera de sua primeira opção.

Fonte: Prof. Miguel Franklin, da Pró-Reitoria de Graduação da UFC - (fone: 85 3366 9036)

FONTE: http://www.ufc.br

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SiSU encerrado! Lista de espera e uma nova batalha

Olá Pessoal. Desculpem o atraso no blog, estive com alguns encargos com resultados de vestibulares, mas estou aqui e trago mais notícias. Prometo voltar com meu blog com informações e dicas aos aspirantes a Bixo em 2011.2 e 2012!

1. Fim do SiSU. E agora?

Neste domingo, dia 13, o SiSU "encerra" sua participação. O motivo das aspas seria porque o SiSU ainda está ativo para declaração por interesse de vaga. Se você quer continuar na lista de espera aguardando uma vaga, você tem que entrar em http://sisu.mec.gov.br e declarar interesse por vaga. O período é do dia 13 de fev até dia 17 de fev. Dia 21 de fev será a data que a UFC terá autonomia sobre o processo de seleção dos candidatos, sendo o SiSU não mais necessário. Logo, o candidato deve ficar atento aos avisos da UFC sobre o processo de seleção com a lista de espera.
Eu liguei para o PROGRAD e uma moça, não lembro o nome (e creio que seja coordenadora ou chefe da PROGRAD) me informou que a UFC ainda não decidiu como vai utilizar a lista de espera, mas afirmou que a lista de espera será utilizada, com certeza.

Sobre a possibilidade desse uso, existe duas possibilidades de a UFC usar a lista:
1-Marcando uma data e um local (um auditório), a UFC irá convocar TODOS os classificáveis para este compromisso, onde os candidatos serão chamados. Por exemplo, se um curso sobrou 10 vagas, eles vão chamar nome por nome, a partir do candidato que está em 1º nos classificáveis. Assim, por exemplo, se o candidato que está em 2º classificável for chamado e for detectado que ele não está presente, ele perde a vaga e já chama o próximo. O processo descrito já foi utilizado pela UFC e é utilizado pela UECE. Na UECE, tal processo ocorrerá para 2011.1 no dia 18 de março, através do seu próprio vestibular que foi realizado em dezembro do ano passado.
2-Lista divulgada na internet. A UFC divulga uma lista com os candidatos convocados e marcará um dia e local para realizar a matrícula.
Questionei a moça qual desses processos serão utilizados. Ela disse que não pode afirmar agora porque depende do número de vagas que sobrar. Se sobrar poucas vagas, o 1º processo será utilizado.

2. Uma nova batalha
Agora a luta começa e já começou em muitas escolas e cursinhos para o ENEM 2011 e outros vestibulares tradicionais. Aulas, apostilas, livros, cadernos, lápis e borracha prontos para uma grande guerra. A partir de hoje, irei postar neste blog informações sobre vestibulares, dicas de experiências vividas e outras assistidas, mensagens de apoio. Vestibular mexe com nossas emoções e, por ser uma batalha, não podemos demonstrar medo e nem ser derrotado pelo nosso inimigo.
Assim, aproveitem o blog como seu companheiro de vestibular. Se o blog ajudar na sua aprovação, adoraria ser convidado para as festas e churrasco de comemoração, aceitando até raspar os cabelos dos bixos xD


Boa sorte a todos e até a próxima!


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Divulgação do número de vagas ociosas pode ocorrer ainda hoje; Comparativo das notas de corte será divulgado neste blog

Após uma ligação ao PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação) informando possível divulgação do número de vagas ociosas ainda hoje, estudantes encontram-se ansiosos e muito nervosos com isso. Eles informaram que tal número pode ser divulgado hoje ou amanhã no site http://www.prograd.ufc.br . No SiSU, a lista com os candidatos convocados em 2ª chamada será divulgado dia 4.
Se tal número for divulgado, nosso blog divulgará também. =)

Comparativo das notas de corte - SiSU
Será divulgado hoje ou amanhã, neste blog, um comparativo entre as notas de corte de cada curso durante o período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada. Aguardem =)